domingo, 13 de outubro de 2013

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NO CIEP 424 PEDRO AMORIM

           Foi realizada no dia 29 de agosto de 2013, no CIEP Brizolão 424 Pedro Amorim, com as turmas do Ensino Fundamental, a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - conferência na escola, com o objetivo de tornar as escolas participantes em espaços educadores sustentáveis, fortalecer  a escola  e a comunidade para influir nas políticas locais à favor da sustentabilidade socioambiental.
       Recebemos as primeiras orientações de como montar a conferência, em Petrópolis, no Colégio Estadual Princesa Isabel, pelas professoras: Regina Célia da Silva Seabra , da Serrana I e Jussara Mendes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - Coordenação de Educação Ambiental e Saúde).


  O  painel abaixo foi  montado pela Animadora Cultural Simone Dalchow junto com os alunos.

      Utilizou-se como pretexto pedagógico os temas: Água, Fogo, Terra e Ar, para o fortalecimento da cidadania socioambiental da escola e da comunidade. Após  estudar e pesquisar estes temas, foi preciso relacionar o que foi estudado e aprendido com a realidade do local, o CIEP 424 Pedro Amorim, inserido na Comunidade de Visconde de Itaboraí. Desta forma, poder sonhar com sua transformação através da criação das propostas.
     A nossa AAGE, Adriana Kaaled, e a nossa Professora Articuladora, Luciane Moraes, acompanharam  de perto todo esse processo.





          Graças à experiência adquirida pela nossa atual Professora Articuladora Luciane Moraes Menegardo, que também é Coordenadora do CRAS de Visconde de Itaboraí, pudemos realizar a Conferência na Escola. Ela participou ativamente na Conferência Municipal de Assistência Social de Itaboraí. 

       Duas alunas do 3º ano do Ensino Médio, Thais e Erica, ficaram encarregadas de recepcionar e fazer o credenciamento dos convidados. 
      Arthur Prohmann,  nosso  vizinho e Amigo da Escola, desde 2010,  assim como o Subsecretário do Meio Ambiente, André Barros Pereira, foram convidados para ser o palestrante da Conferência. Infelizmente ambos tinham um compromisso agendado e não puderam aceitar. Porém, o ambientalista Arthur Prohmann, fez questão de comparecer  na escola, um pouco antes da Conferência começar, fez o credenciamento, tirou fotos e teve que ir embora.


       Dando início a programação, realizei a abertura, fazendo a composição da mesa.



            Como podemos observar na foto abaixo, convidamos para compor à mesa as seguintes pessoas: da esquerda para à direita, a Professora de Artes, Cida Correa; o Professor de Artes, Antônio Carlos; a Professora de História, Sociologia e Filosofia, Eloiza Helena Torres; a Bióloga, vizinha e Amiga da Escola, Maria Raquel; e a Psicóloga Thaís Pimentel, representando a SEMDS. 
        A cadeira vazia era ora ocupada pela Professora de Português e atual Agente de leitura Jandaici dos Santos, ora pela Animadora Cultural Simone Dalchown e ora pela Pedagoga e Professora Articuladora Luciane Moraes. Elas revezavam-se durante a votação pois estavam no controle da disciplina e fotografando o evento. Estavam em pé, a professora de Biologia e de Ciências, Nadia Maria Mattos, e Luciane Moraes.

        A Diretora Cristiana Fábia Tenório falou sobre os objetivos da Conferência  e desculpou -se por não poder participar e julgar os trabalhos porque estava sendo esperada em um outro evento. no qual alguns de nossos queridos alunos receberiam um Tablet por terem conseguido bons rendimentos nas provas do SAERJ, do ano anterior.




       A Professora Eloiza Helena e eu, falamos sobre o curso "Form-Ação em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Formando Elos de Cidadania", que fizemos. Também comentamos sobre os Projetos de Intervenção realizados com base no diagnóstico feito através do curso de Form-Ação:  "O CIEP 424 Contra as Queimadas Urbanas", com o Plantio de Mudas de Pau Brasil, e a Horta Escolar. Como esses projetos  até os dias atuais continuam sendo implementados,  não poderiam fazer parte das propostas atuais.



      A Professora de Ciências Nádia Maria Mattos das turmas 701 e 702 e eu, também professora de Ciências  das turmas 801 e 901, demos início às apresentações das propostas de ações para tornar a escola mais sustentável, elaboradas pelos respectivos alunos das turmas mencionadas anteriormente.
Ø  Reconstrução dos 5 Jardins de Inverno do CIEP 424 Pedro Amorim – jardins internos. Esses espaços ajudam a diminuir o calor, economizam energia e também atraem borboletas.
Ø  Construção de uma rampa junto à escada da entrada principal da escola, que ao mesmo tempo contribua para melhorar o aceso das pessoas com algum tipo de deficiência física, além de facilitar o acesso da entrada das bicicletas. O projeto também inclui a construção de um bicicletário e uma oficina para a reforma das bicicletas dos alunos - Projeto bike na escola.


Ø  Construção de aquecedor solar para aquecer a água que se usa  na cozinha, economizando a energia elétrica e o gasto de detergentes.





Ø  Construção de um coletor de água das chuvas, através de uma calha instalada no telhado da biblioteca, de modo que a água caia em uma caixa d’água para ser utilizada na horta da escola.



Ø  Construção de um biodigestor. Além de resolver a falta de saneamento básico da escola, os biodigestores realizam decomposição, sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes por meio de processos naturais. 




Ø  Cultivo e plantio de mudas nativas nas margens do Rio Aldeia para recompor a sua mata ciliar.





       A proposta escolhida pelos jurados que compuseram a mesa, como passo inicial em direção à sustentabilidade da escola, teve uma mistura doo tema Fogo e do tema Terra. Foi escolhido o Projeto Bike na escola, que recebeu o nome de” Pedalando nas ondas do Ambiente”. 
      Ele visa umas adequações para acessibilidade, ligada ao elemento natural Terra, e mobilidade e meios de transporte, ligada ao elemento natural Fogo.
       A delegada escolhida foi a aluna Eduarda, da 901, e sua suplente aluna Gabriela, também da 901.
       Fazendo um balanço geral, a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente realizada no CIEP 424 Pedro Amorim foi muito boa, pois atingiu o seu grande objetivo, que foi incentivar os alunos a apresentar propostas de possíveis projetos que a escola poderá realizar para torná-la mais sustentável.
          Após a entrega dos certificados , foi servida uma deliciosa merenda aos alunos e um delicioso lanche aos convidados .


Fonte: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-17-24

Veja mais fotos no meu Facebook: Josiane Martins de Almeida - Álbum IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (em construção)

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