Foi
realizada no dia 29 de agosto de 2013, no CIEP Brizolão 424 Pedro Amorim, com
as turmas do Ensino Fundamental, a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio
Ambiente - conferência na escola, com o objetivo de tornar as
escolas participantes em espaços educadores sustentáveis, fortalecer a
escola e a comunidade para influir nas políticas locais à favor da
sustentabilidade socioambiental.
Recebemos as primeiras orientações de como montar a
conferência, em Petrópolis, no Colégio Estadual Princesa Isabel, pelas
professoras: Regina Célia da Silva Seabra , da Serrana I e Jussara Mendes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - Coordenação de Educação Ambiental e Saúde).
O
painel abaixo foi montado pela Animadora Cultural Simone Dalchow junto com os alunos.
Utilizou-se como
pretexto pedagógico os temas: Água, Fogo, Terra e Ar, para o fortalecimento da cidadania
socioambiental da escola e da comunidade. Após estudar e pesquisar estes temas,
foi preciso relacionar o que foi estudado e aprendido com a realidade do local, o CIEP 424 Pedro Amorim, inserido na Comunidade de Visconde de Itaboraí. Desta forma, poder sonhar com
sua transformação através da criação das propostas.
A nossa AAGE, Adriana Kaaled, e a nossa Professora Articuladora, Luciane Moraes, acompanharam de perto todo esse processo.
A nossa AAGE, Adriana Kaaled, e a nossa Professora Articuladora, Luciane Moraes, acompanharam de perto todo esse processo.
Graças à experiência adquirida pela nossa atual Professora
Articuladora Luciane Moraes Menegardo, que também é Coordenadora do CRAS de
Visconde de Itaboraí, pudemos realizar a
Conferência na Escola. Ela participou ativamente na Conferência Municipal
de Assistência Social de Itaboraí.
Dando início a programação, realizei a abertura,
fazendo a composição da mesa.
Duas alunas do 3º ano do Ensino Médio, Thais e Erica, ficaram encarregadas
de recepcionar e fazer o credenciamento dos convidados.
Arthur
Prohmann, nosso vizinho e Amigo da
Escola, desde 2010, assim como o
Subsecretário do Meio Ambiente, André Barros Pereira, foram convidados para ser o
palestrante da Conferência. Infelizmente ambos tinham um compromisso agendado e não
puderam aceitar. Porém, o ambientalista Arthur Prohmann, fez questão de comparecer na escola, um pouco antes da Conferência
começar, fez o credenciamento, tirou fotos e teve que ir embora.
Como podemos observar na foto abaixo, convidamos para compor à mesa as seguintes pessoas: da esquerda para à direita, a Professora de Artes, Cida Correa; o Professor de Artes, Antônio
Carlos; a Professora de História, Sociologia e Filosofia, Eloiza Helena Torres; a Bióloga, vizinha e Amiga da Escola, Maria Raquel; e a Psicóloga Thaís Pimentel, representando
a SEMDS.
A cadeira vazia era ora ocupada pela Professora de Português e atual Agente de leitura Jandaici dos Santos, ora pela Animadora Cultural Simone Dalchown e ora pela Pedagoga e Professora Articuladora Luciane Moraes. Elas revezavam-se durante a votação pois estavam no controle da disciplina e fotografando o evento. Estavam em pé, a professora de Biologia e de Ciências, Nadia Maria Mattos, e Luciane Moraes.
A cadeira vazia era ora ocupada pela Professora de Português e atual Agente de leitura Jandaici dos Santos, ora pela Animadora Cultural Simone Dalchown e ora pela Pedagoga e Professora Articuladora Luciane Moraes. Elas revezavam-se durante a votação pois estavam no controle da disciplina e fotografando o evento. Estavam em pé, a professora de Biologia e de Ciências, Nadia Maria Mattos, e Luciane Moraes.
A Diretora Cristiana Fábia Tenório falou sobre os objetivos da Conferência e desculpou -se por não poder participar e julgar os trabalhos porque
estava sendo esperada em um outro evento. no qual alguns de nossos queridos
alunos receberiam um Tablet por terem conseguido bons rendimentos nas provas do SAERJ, do ano anterior.
A Professora Eloiza Helena e eu, falamos sobre o curso "Form-Ação em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Formando Elos de
Cidadania", que fizemos. Também comentamos sobre os Projetos de Intervenção realizados com base no diagnóstico feito através do curso de Form-Ação: "O CIEP 424 Contra as Queimadas Urbanas", com o Plantio
de Mudas de Pau Brasil, e a Horta Escolar. Como esses projetos até os dias atuais continuam sendo implementados, não poderiam fazer parte das propostas atuais.
A Professora de Ciências Nádia Maria Mattos das turmas 701 e
702 e eu, também professora de Ciências das turmas 801 e 901, demos início às apresentações das propostas de ações para tornar a escola mais sustentável, elaboradas pelos respectivos alunos das turmas mencionadas anteriormente.
Ø
Reconstrução dos 5 Jardins de Inverno do CIEP
424 Pedro Amorim – jardins internos. Esses espaços ajudam a diminuir o calor,
economizam energia e também atraem borboletas.
Ø
Construção de uma rampa junto à escada
da entrada principal da escola, que ao mesmo tempo contribua para melhorar o aceso das pessoas com algum tipo de deficiência física, além de facilitar o acesso da entrada das bicicletas. O projeto também inclui a construção de um bicicletário e uma oficina para a reforma das bicicletas dos alunos - Projeto bike na escola.
Ø
Construção de aquecedor solar para aquecer a
água que se usa na cozinha, economizando a energia elétrica e o gasto de detergentes.
Ø
Construção de um coletor de água das chuvas,
através de uma calha instalada no telhado da biblioteca, de modo que a água
caia em uma caixa d’água para ser utilizada na horta da escola.
Ø
Construção de um biodigestor. Além de resolver a
falta de saneamento básico da escola, os biodigestores realizam decomposição,
sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes por meio de processos naturais.
Ø
Cultivo e plantio de mudas nativas nas margens
do Rio Aldeia para recompor a sua mata ciliar.
A proposta escolhida pelos jurados
que compuseram a mesa, como passo inicial em direção à sustentabilidade da escola, teve uma mistura
doo tema Fogo e do tema Terra. Foi escolhido o Projeto Bike na escola, que recebeu o nome de”
Pedalando nas ondas do Ambiente”.
Ele visa umas adequações para acessibilidade,
ligada ao elemento natural Terra, e mobilidade e meios de transporte, ligada ao
elemento natural Fogo.
A delegada escolhida foi a aluna
Eduarda, da 901, e sua suplente aluna Gabriela, também da 901.
Fazendo um balanço geral, a IV
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente realizada no CIEP 424 Pedro
Amorim foi muito boa, pois atingiu o seu grande objetivo, que foi incentivar
os alunos a apresentar propostas de possíveis projetos que a escola poderá
realizar para torná-la mais sustentável.
Após a entrega dos certificados ,
foi servida uma deliciosa merenda aos alunos e um delicioso lanche aos
convidados .
Fonte: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-17-24
Veja mais fotos no meu Facebook:
Josiane Martins de Almeida - Álbum IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (em construção)
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