Em abril de 2009, iniciei com a professora de História, Eloiza Helena, junto com dois alunos, Leonardo Barroso e Luan Rodrigues, o Curso de Formação em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolares: Formando Elos de Cidadania, que foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado do Ambiente, Educação e Tecnologia, executado pela UERJ e pelo CEDERJ.
O Curso teve como um de seus objetivos mobilizar a comunidade escolar para a formação de parceiros com a comunidade do entorno da escola, a vizinhança, para a construção coletiva de projetos e ações de intervenção local, de modo a apoiar a gestão ambiental, o desenvolvimento local, a conservação do ambiente e a promoção de sociedades participativas, justas e sustentáveis.
Foi proporcionada aos professores e alunos envolvidos, uma formação capaz de possibilitar o desenvolvimento de várias atividades de formação coletiva, crítica e participativa. Pôde-se destacar dentre os vários benefícios obtidos: a criação do Espaço Livre de Organização de Ações Socioambientais Locais (ELO-21), que posteriormente, recebeu o nome ELO Jovens Ambientalistas; a criação de um Jornal Mural, com dados informativos sobre a comunidade, que foram adicionados em um Jornal Fanzine, também considerado um benefício do projeto.
O Jornal recebeu, de uma maneira democrática, o nome de “Jornal Jovens Ambientalistas (JJA)” e sua respectiva logomarca, a Estação Ferroviária Visconde de Itaboraí. Esta passou a ser um dos bens integrantes do Patrimônio Histórico e Artístico do Município de Itaboraí a partir do seu tombamento desde 1996.
O projeto fomentou a elaboração e o desenvolvimento da Agenda 21 Escolar: “Mobilizando para o Futuro”. A Agenda 21 Escolar tornou-se uma saída estratégica para que se fizesse algo na busca de solucionar os problemas socioambientais vivenciados pela comunidade do entorno.
Para que a busca por soluções coletivas para os problemas socioambientais, listados na Agenda 21 Escolar, pudessem se transformar em realidade, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção. O Projeto de Intervenção, “O CIEP 424 contra as Queimadas Urbanas”, contempla uma das questões mais relevantes da Agenda 21 Escolar.
Os dados informativos da comunidade, bem como seus problemas mais relevantes, estão registrados no JJA de setembro de 2009. Já as estratégias usadas no Projeto de Intervenção, notícias ambientais e o projeto realizado na Semana do Meio Ambiente - Projeto Banheiros Ecológicos - com a parceria da Action Shop Serviços Ambientais. estão registradas no JJA outubro de 2010.
Observe abaixo as capas dos respectivos Jornais. As matéria dos JJA, tanto o de 2009 quanto ode 2010, serão publicadas posteriormente.
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